Salve, galera!
Para desenvolver uma oração reduzida, é preciso saber:
1) o que é uma oração reduzida
2) o que é uma oração desenvolvida
3) correlação verbal
4) transposição de voz verbal
5) concordância verbal
6) como se transforma a reduzida em desenvolvida.
Então, vamos por partes:
1) Uma oração reduzida é aquela que apresenta um verbo em sua forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio) e vem iniciada ou não por preposição ou locução prepositiva. Enfim… veja dois exemplos de oração reduzida:
– Seria importante AJUDAR MAIS PESSOAS.
– Ela estuda muito PARA PASSAR NA PROVA.
2) Uma oração desenvolvida é aquela que apresenta um verbo em sua forma conjugada e vem iniciada normalmente por conjunção subordinativa ou pronome relativo. Veja dois exemplos de oração desenvolvida:
– Seria importante QUE SE AJUDASSEM MAIS PESSOAS / QUE MAIS PESSOAS FOSSEM AJUDADAS.
– Ela estuda muito PARA QUE PASSE NA PROVA.
3) A correlação verbal trata da harmonia de sentido que existe entre o verbo da oração subordinada e o verbo da oração principal. Note que, na primeira frase acima, há uma correlação adequada entre “seria” (futuro do pretérito do indicativo) e “ajudassem / fossem” (pretérito imperfeito do subjuntivo); na segunda frase acima, também há adequada correlação entre “estuda” (presente do indicativo) e “passe” (presente do subjuntivo).
4) A transposição de voz verbal tem a ver com a passagem de voz ativa para passiva, por exemplo. Observe que a oração reduzida da primeira frase foi transformada em oração desenvolvida e que, nesse processo, houve uma passagem de voz ativa para passiva (Seria importante AJUDAR MAIS PESSOAS > Seria importante QUE SE AJUDASSEM MAIS PESSOAS [voz passiva sintética] > Seria importante QUE MAIS PESSOAS FOSSEM AJUDADAS [voz passiva analítica]). Nem sempre haverá transposição de voz verbal, OK?
5) A concordância verbal é importante nesse tipo de reescritura, pois a banca vai trabalhar em cima desse conceito na hora de apresentar opções de transformação de oração reduzida em desenvolvida. Portanto, cuidado, pois você precisará estar atento a isso no dia D (observe que o verbo “ajudar”, na voz passiva da oração desenvolvida, ficou no plural, concordando com o sujeito paciente “mais pessoas”; se ficasse no singular, estaria errada).
6) Afinal, como se transforma a reduzida em desenvolvida? Bem… é preciso levar em conta todos os aspectos acima. Mas basicamente é assim que se faz: é preciso transformar a preposição (se houver!) em uma conjunção de valor semântico equivalente e é preciso passar o verbo em sua forma nominal para uma forma conjugada (Ela estuda muito PARA PASSAR na prova > Ela estuda muito PARA QUE PASSE na prova).
Para ilustrar melhor, veja uma questão:
FGV – Prefeitura de Cuiabá/MT – Contador – 2015
“A Prefeitura de São Paulo vai criar um manual PARA ORIENTAR funcionários de empresas de limpeza urbana sobre como proceder ao se depararem com grafites e pichações em muros públicos.”
Assinale a opção que indica o segmento destacado transformado em uma oração desenvolvida.
(A) Para a orientação de funcionários.
(B) Para se orientarem funcionários.
(C) Para que se orientassem funcionários.
(D) Para que se orientem funcionários.
(E) Para que fossem orientados funcionários.
Gabarito: D. Na letra A, não há verbo, logo não há oração desenvolvida (o que ocorre nessa opção é a “nominalização”; outro processo de reescritura sobre o qual deixarei para falar outro dia). Na letra B, há uma preposição seguida de um verbo no infinitivo flexionado, logo não há oração desenvolvida. Na letra C, a oração desenvolvida tem uma locução conjuntiva (“para que”) de valor semântico equivalente à preposição (“para”) da oração reduzida, mas há um erro de correlação verbal entre “vai criar” (presente do indicativo com valor semântico de futuro) e “orientassem” (pretérito imperfeito do subjuntivo). Na letra D, que é o gabarito, a oração desenvolvida tem uma locução conjuntiva (“para que”) de valor semântico equivalente à preposição (“para”) da oração reduzida; além disso, a correlação verbal (“vai criar” [presente do indicativo com valor semântico de futuro] e “orientem” [presente do subjuntivo]) e a concordância na voz passiva sintética (para que orientem funcionários > para que funcionários sejam orientados) estão perfeitas. Na letra E, há o mesmo erro contido na letra C: correlação verbal inadequada.
Como se viu, são vários assuntos interligados numa mesma questão. Por isso, esse tipo de questão é difícil e, por isso, sugiro que os estude nos capítulos 12, 23, 24, 28 e 37 do meu livro “A Gramática para Concursos Públicos” e acompanhe minhas aulas no curso completo do meu site.
Sucesso!