Salve!
O QUE UM PROFESSOR FAZ PARA SABER O PERFIL DUMA BANCA?
Muitas vezes o concurseiro fica de boca aberta quando ouve o professor falando, com tamanho grau de conhecimento, sobre determinada banca. Mas… como VOCÊ pode saber o mesmo que um professor acerca de uma banca? Simples. Eis o momento MISTER M (aquele mágico que revelava os segredos das mágicas):
1) Pegue todas as provas anteriores dos últimos dois anos da banca-alvo.
2) Pegue o sumário de um livro especializado em concursos de uma matéria (o sumário da minha gramática, por exemplo).
3) Analise questão por questão de cada prova e vá encaixando as questões nos assuntos do sumário. Por exemplo, quando você estiver diante de uma prova com 10 questões, separe-as por assunto: interpretação de texto (3), semântica (2), acentuação (1), conjunção (1), concordância (1), crase (1), colocação pronominal (1).
4) Depois de fazer isso com todas as provas selecionadas, some todas as questões separadas por assunto (estatística).
5) Agora, entenda uma coisa: você pode encaixar uma questão de verbo no conjunto “verbo”, mas ela ser sobre voz verbal, ou emprego de tempos e modos verbais, ou correlação verbal, ou conjugação verbal… Enfim, existem subassuntos dentro dos assuntos, o que significa que você vai ter de filtrar o que já filtrou, para tornar a análise da banca ainda mais destilada e precisa.
6) Depois de fazer o filtro do filtro, você estará diante do perfil da banca.
– Ah, Pestana, mas eu vou ter que fazer isso com todas as matérias?
Se você quiser ter um estudo 100% focado no que você realmente deve estudar para chegar 100% focado no dia da prova, sim. Sem “mimimi”, hein! Selva é selva!
Informações superimportantes: não pense que as dicas acima substituirão o professor; sempre existirão professores sensacionais facilitando o aprendizado por meio de videoaulas, PDFs ou aulas presenciais; não pense que comprar um curso on-line é jogar dinheiro fora, pois não é mesmo (afinal, o professor sempre saberá mais do que você, pois ele estuda uma matéria apenas, e você estuda umas 10 matérias diferentes)!
Portanto, o segredo é:
1) traçar o perfil da banca;
2) estudar focado com algum livro especializado;
3) fazer bilhões de questões (comentadas, de preferência, por algum especialista no assunto estudado);
4) fazer um curso (on-line ou presencial) com algum professor de sua confiança.
Guarde nos seus arquivos e compartilhe este texto com seus amigos concurseiros.
Agora é com você!
Sucesso! 😉
Conheça mais os meus trabalhos navegando pelo meu site.