Salve, galera!
Em construções assim, com verbo “ser” explícito ou implícito, o adjetivo/particípio só irá variar em gênero se o substantivo a que se refere estiver determinado na frase, normalmente por um artigo ou pronome de sentido determinador. Exemplo:
– É necessária a manutenção.
– É boa aquela cerveja.
Se o substantivo estiver com sentido indeterminado, normalmente pela ausência de um determinante (artigo ou pronome, por exemplo), o adjetivo/particípio não irá variar. Exemplo:
– É necessário manutenção.
– É bom cerveja.
Por isso, as frases “Proibida a entrada” e “Proibido entrada” são corretas, pois equivalem, respectivamente, a “É proibida a entrada” e “É proibido entrada”. Portanto, “Proibida entrada” é construção incorreta, assim como “Proibido a entrada”.
Isso já caiu em prova, inclusive!
CESGRANRIO – MEC – PROFESSOR DE MATEMÁTICA – 2009
[Havia um texto (HQ) da personagem Graúna, do Henfil, e nele havia uma placa escrita assim: “Proibida entrada de estranhos!”. A questão trabalhou em cima disso.]– Considere as afirmações abaixo a respeito da inscrição na placa “Proibida entrada de estranhos!” quanto à concordância nominal inadequada da frase.
I – O substantivo não vem acompanhado de artigo, logo a concordância adequada seria “proibido entrada”.
II – A palavra “proibida”, no feminino, exige que o substantivo com o qual concorda venha acompanhado de artigo, levando à forma “proibida a entrada”.
III – A palavra “proibida” é verbo e não concorda com o substantivo “entrada”, então a concordância adequada seria “proibido entrada”.
É correto APENAS o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II. (Gabarito!)
e) I e III.
Só mais um detalhe: “Entrada proibida” é construção correta, pois equivale a “A entrada é proibida”, diferentemente de “Proibido entrada”, que equivale, como já vimos, a “É proibido entrada”.
Fui!
———————————————————————
P.S.: Decidi escrever este texto, pois, revisando minha gramática para a 3ª edição, encontrei um erro de revisão (ato falho que passou pela 1ª e pela 2ª edição, infelizmente) no capítulo de concordância nominal, em que eu afirmo que a construção “Proibida entrada” está correta, mas não está, conforme você pôde aprender com a leitura da explicação acima. Não querendo justificar-me, mas já o fazendo, herrar é umano… 😛