Salve, galera!
Pelo visto, cada vez mais, as bancas vêm adotando a visão dos dicionários de regência verbal sobre a classificação da transitividade de um verbo.
Por exemplo, muito provavelmente você aprendeu que, nas frases abaixo, o verbo é intransitivo, seguido de ADJUNTO ADVERBIAL, certo?
– Cheguei AO SÍTIO.
– Retornei DA PRAIA.
– Moro EM MOSSORÓ.
– Sentou(-se) SOBRE A MESA.
Então… É como sempre digo… “Português não é Matemática”…
Entenda: para um grupo de gramáticos, os verbos acima são intransitivos, seguidos de adjunto adverbial; no entanto, em dicionários de regência verbal, os verbos são transitivos indiretos.
Por que há essa divergência?
Simples: esse imbróglio existe porque, em língua portuguesa, se pode dar mais de uma interpretação a certas estruturas linguísticas, porque Português não é uma ciência EXATA.
Portanto, 1) pode-se interpretar que os verbos acima são intransitivos, uma vez que os termos que os seguem podem ser interpretados como adjuntos adverbiais e 2) pode-se interpretar que os verbos acima são transitivos indiretos por exigirem complementos preposicionados (objeto indireto), por mais que o complemento tenha um valor semântico circunstancial (à feição de um adjunto adverbial). Por fim, 3) alguns gramáticos, acertadamente, vão dizer que o verbo é VTI e esse tipo de complemento com valor adverbial deve ser classificado como “complemento circunstancial”, mas nunca vi essa análise cair em prova nenhuma.
Eu, Pestana, gosto mais da última análise, a que não cai em prova. Mas, entre ficar com a primeira e ficar com a segunda, prefiro a segunda – e é assim que os dicionários de regência verbal ensinam.
Diante de uma questão assim, fique sempre de olho nas alternativas, tente ir por eliminação, pois nunca sabemos qual visão a banca pode adotar. De qualquer modo, conheço duas bancas que já trabalharam isso, ficando com a segunda visão: FCC e IDECAN. Até onde sei, nenhuma banca além das mencionadas já se aventurou nesse terreno pantanoso, tomando partido desta ou daquela visão.
Sim, todo dia é dia de aprendizado! É assim que acumulamos conhecimento. É assim que aumentamos nossas ferramentas para ter sucesso no dia da prova!
Bons estudos!