Salve, galera!
Não há sequer uma prova de português, não há sequer uma banca de concurso público que não trabalhe conjunções em suas provas. Muitas vezes elas criam questões em cima de “reescritura de frases”, que podem ser resolvidas apenas pelo conhecimento de CONJUNÇÃO.
Para provar isso, veja duas questões de bancas diferentes:
(FCC – TRT 18ª R)
I- Não acredito que muitas pessoas sustentem nos dias de hoje uma versão tão forte da posição cartesiana, MAS a tradição de se considerar os animais “inferiores” como “menos capazes de sentir” certamente persiste como um paliativo que ajuda a justificar nossa rapacidade – do mesmo modo como os nossos ancestrais racistas argumentavam que os “insensíveis” índios eram incapazes de experimentar alguma forma de dor conceitual ou filosófica pela perda de seu ambiente ou modo de vida (DESDE QUE os territórios reservados suprissem suas necessidades corporais de alimento e segurança), e que os “primitivos” africanos não lamentariam a terra natal e a família abandonadas à força uma vez que a escravidão lhes assegurasse a sobrevivência do ponto de vista físico.
Mantém-se clara e correta a redação da frase acima caso, sem qualquer outra alteração, os elementos destacados sejam substituídos, respectivamente, por:
a) embora – de modo que
b) contudo – contanto que
c) conquanto – porquanto
d) embora – contanto que
e) porém – antes que
Gabarito: B.
Comentário: Tanto “mas” quanto “contudo” são conjunções coordenativas adversativas e, portanto, substituíveis entre si. “Desde que” e “contanto que” são conjunções subordinativas condicionais, por isso são intercambiáveis no contexto. Procure identificar as demais conjunções e suas classificações em “A Gramática para Concursos Públicos”, no capítulo 15. Esse é seu dever de casa!
(CESGRANRIO – BNDES)
I- As orações abaixo, separadas por vírgula, podem ter a relação entre elas explicitada por meio de uma expressão.
“Algumas precisam beber mais água, outras precisam de isotônico.”
A expressão que mantém o sentido original está empregada em:
a) Algumas precisam beber mais água, a fim de que outras precisem de isotônico.
b) Algumas precisam beber mais água, ao passo que outras precisam de isotônico.
c) Já que algumas precisam beber mais água, outras precisam de isotônico.
d) Por mais que algumas precisem beber mais água, outras precisam de isotônico.
e) Contanto que algumas precisem beber mais água, outras precisam de isotônico.
Gabarito: B.
Comentário: Normalmente “ao passo que” é uma locução conjuntiva proporcional, equivalente a “à medida que”. No entanto, quando ela transmite uma ideia de contraposição ou oposição, é considerada como adversativa (= mas), segundo nos ensina o gramático Domingos P. Cegalla. Na frase proposta pela banca, há uma relação clara de contraste entre os que precisam beber água e os que precisam beber isotônico. Portanto, a reescrita correta, por meio de um conectivo, só pode ser esta: “Algumas precisam beber mais água, ao passo que (= mas) outras precisam de isotônico”. Eu falo sobre isso no capítulo 15, em conjunções proporcionais! Confira!
A essa altura do campeonato, espero que você já tenha entendido a importância de estudar profundamente as conjunções! Observe que o simples conhecimento de conjunção ajuda você a acertar uma questão de reescritura de frases, assim como o ajudou a acertar questões envolvendo outros assuntos gramaticais.
Eu poderia falar muito mais sobre as conjunções, mas tudo o que sei sobre elas está registrado na minha gramática. Agora é a sua vez! Sirva-se! Estude! Empenhe-se! O estudo das conjunções vai valer cada segundo investido!
Sucesso! 🙂