Salve, galera!
Você já se deu conta da quantidade de regras para o adequado uso da vírgula? O “concurseiro-ratão” consegue decorá-las e entendê-las depois de tanto estudar. Você deve estar se perguntando: “Pestana, e daí? O que tem a ver vírgula com conjunção?!”.
TUDO A VER!!!!
Veja a questão abaixo e entenda por que tem tudo a ver!
I- Aponte a frase abaixo cujo uso da vírgula ocorre pelo mesmo motivo da vírgula usada nesta frase: “Não espere mais, porque o trem já está chegando”.
(A) Muitas pessoas perdem suas casas nas enchentes, ainda que morem em áreas sem risco.
(B) A casa estava caindo aos pedaços, mas as pessoas não saíam de lá.
(C) A festa de ontem bombou, como disseram meus filhos.
(D) Não conseguia emagrecer, embora se esforçasse todos os dias.
Se você soubesse identificar uma conjunção coordenativa, saberia que “mas” é uma conjunção adversativa e que deve ser antecedida de vírgula obrigatoriamente, pois inicia uma oração coordenada adversativa. Na frase do enunciado, “porque” é uma conjunção coordenativa explicativa. Logo, o gabarito só pode ser a letra B. Se você não conhecesse nada de conjunção, talvez acertasse… na cagada!
Na letra A, a vírgula foi usada antes de uma locução conjuntiva subordinativa concessiva, que antecede uma oração subordinada adverbial concessiva. Na letra C, a vírgula foi usada antes de uma conjunção subordinativa conformativa, que antecede uma oração subordinada adverbial conformativa. Na letra D, a vírgula foi usada antes de uma conjunção subordinativa concessiva, que antecede uma oração subordinada adverbial concessiva.
Portanto saiba que algumas questões de pontuação podem ser resolvidas tranquilamente, desde que você domine conjunção!
Falando nisso, a última vírgula acima (antes da locução conjuntiva condicional “desde que”) é obrigatória ou facultativa? Consulte o capítulo 27 da minha gramática para saber a resposta!
Fui!!!!!!!!!
🙂