Salve, galera!
Hoje o papo é reto. Não encare como uma bronca, e sim como um puxão de orelha de amigo que quer o seu bem. Vamos lá!…
Do que adianta saber…
1) que o verbo pode concordar com o sujeito composto posposto a ele, se você não sabe identificar o verbo nem o sujeito, tampouco o que eles são e qual é a relação existente entre eles?
2) que uma conjunção subordinativa é sempre uma palavra atrativa (fator de próclise), se você não sabe identificar uma conjunção, tampouco um pronome oblíquo átono ou o que vem a ser próclise?
3) que o acento indicativo de crase é obrigatório em locuções de núcleo feminino (normalmente adverbiais ou prepositivas), se você não sabe identificar uma locução nem sabe de verdade o conceito básico de crase?
Sim. Este é um dos maiores problemas de aprendizagem dos que têm dificuldade em Língua Portuguesa: o cara decora uma informação, mas não sabe aplicar a informação.
Do que adianta saber o que é uma faca e um peixe, se você não sabe usar a faca para limpar o peixe e cortá-lo para comê-lo?
O problema está na base, sempre na base!
Se você quer pular etapas para estudar, três meses antes, apenas o conteúdo programático do edital, infelizmente você vai estudar 5 anos para concursos e não vai passar.
Não pule etapas! Pular etapas é se sabotar!
– Pestana, como eu devo estudar Português?
Se Português é a pedra do seu sapato, então aprenda – de uma vez por todas – o seguinte: sente a bunda na cadeira, estude capítulo por capítulo, faça resumos e bilhões de questões, durante duas horas por dia, pelo menos quatro vezes por semana. Em seis meses, o resultado chega! Se o processo for lento com você, em um ano, no máximo.
Tenha disciplina, que vai dar certo!
Agora vá estudar!