Salv, galera!
Quando dois ou mais adjetivos determinarem um substantivo, haverá duas possibilidades de concordância: o substantivo fica no plural e os adjetivos no singular ou tudo fica no singular, mas se põe um determinante (normalmente artigo) antes do substantivo e antes do segundo adjetivo. Veja:
– As polícias civil e militar formaram uma parceria.
– A polícia civil e a militar formaram uma parceria.
Modernamente, entende-se que, na última frase, o último artigo pode ser retirado: “A polícia civil e militar formou uma parceria”. Quem defende isso é o gramático Evanildo Bechara. Sobreisso, diz ele: “O vocábulo determinado irá para o plural ou ficará no singular, sendo, neste último caso, facultativa a repetição do artigo: as literaturas brasileira e portuguesa, ou a literatura brasileira e portuguesa, ou a literatura brasileira e a portuguesa”.
Veja uma questão sobre este tópico:
Cespe/UnB – TJ/ES – ANALISTA JUDICIÁRIO (LETRAS) – 2011
– Com o emprego de “os contextos” (leva em conta os contextos histórico, político, econômico, cultural e social), no plural, generaliza-se o significado desse termo, que, em seguida, é especificado por meio do trecho “histórico, político, econômico, cultural e social”; estariam preservadas a coerência e a correção gramatical do texto caso se empregasse o referido termo no singular – o contexto.
( ) CERTO
( ) ERRADO
Gabarito: certo. Observe que a banca Cespe UnB ficou com a visão do Bechara, ou seja, considerou correta a seguinte construção: o contexto histórico, político, econômico, cultural e social.
Fique de olho! 😉