Salve, galera!
Um amigo me mandou esta frase perguntando qual é a função sintática de ASSIM.
Aprendemos em sala de aula que advérbio sempre exerce função de adjunto adverbial, certo? Então… isso é o que se ensina na página 1. Na página 2, vemos que não é bem assim que a banda toca.
Alguém poderia analisar a frase-título desta postagem assim: sujeito + verbo intransitivo + adjunto adverbial. Ou seja, como o “assim” é um advérbio e advérbio só pode (só?) exercer função de adjunto adverbial, consequentemente o verbo SER não pode ser de ligação, tornando-se intransitivo no contexto frasal.
No entanto, esta análise está errada. Vou repetir: ERRADA!!! Mais uma vez: E-R-R-A-D-A!
Entendeu ou quer que eu repita? 😀 😛
Vamos aos fatos gramaticais…
1) Os dicionários de regência verbal só analisam o verbo SER como intransitivo quando ele tem sentido de existir ou ocorrer, o que não é o caso do verbo SER da frase “Os dias eram assim”. Quer um exemplo real de verbo SER intransitivo? Ei-lo: “Se não fosse Jesus, eu estaria morto” (Se Jesus não existisse na minha vida, eu estaria morto). Mais um exemplo? Ei-lo: “A aula será no dia 10?” (A aula ocorrerá no dia 10?).
2) Advérbio PODE exercer função de predicativo do sujeito, desde que indique um estado ou uma característica do sujeito ligado por verbo de ligação, que é exatamente o que ocorre em frases como “Ela estava bem” e “Os dias eram assim (o “assim” indica uma característica ou estado, equivalendo a qualquer adjetivo em substituição a ele, como em “Os dias eram assim [bons, ruins, confusos, incríveis, conturbados, lindos, etc.]”). Os gramáticos e linguistas consagrados que ensinam isso são estes: Evanildo Bechara, Celso Pedro Luft, Francisco Fernandes, Napoleão Mendes de Almeida, Claudio Cezar Henriques, Walmírio Macedo, Eduardo Carlos Pereira, Maria Helena de Moura Neves, José R. Macambira. Os demais gramáticos absolutamente nada falam sobre tal estrutura, mas também não desabonam a análise dos já mencionados.
Resumo da ópera?
Os dias: sujeito.
Eram: verbo de ligação.
Assim: predicativo do sujeito.
— Mas, Pestana, o que dizem as bancas de concursos?
Infelizmente, ainda não encontrei nenhuma questão de banca alguma sobre isso, mas, se você encontrar alguma, por favor, avise-me!
Grande abraço! 🙂