Salve, galera!
Afinal, há ou não crase nessa expressão?
A maioria dos gramáticos condena o uso de “à distância” com explicações pífias, passíveis de sérias refutações. A maioria diz, arbitrariamente, que tal expressão só pode vir com acento indicativo de crase se estiver especificada: “Fiz um curso à distância de 300 metros da minha rua”. Segundo a maioria, está errado “ensino à distância”, pois “a distância” não está especificada, logo deveria ser “ensino a distância” (sem acento).
Entretanto, nem todos os gramáticos concordam com isso. Celso Cunha, Bechara, Gama Kury e Hildebrando André, por exemplo, concordam que está certo “ensino À distância”, sem especificação. Os dicionaristas Aulete, Houaiss e Aurélio defendem a crase facultativa em “à distancia”. Percebe, então, que o buraco é mais embaixo? Enfim… será que é mesmo um ERRO gramatical, se não é realmente consensual?
Bem… por força da tradição… há muitos mais do lado dos que defendem o erro em “ensino À distância”. Fato. E assim cai em provas de língua portuguesa pelo Brasil. Fato. Ou seja, EM CONCURSOS, só há crase em “a distância” se a expressão vier especificada. FATO!
É isso. 😉