Salve, galera!
Desde 2013, a banca FGV começou a inovar em suas provas, trabalhando mais semântica e interpretação que regras gramaticais. Dentre essas novidades, surgiu uma parada chamada “adjetivo de relação” (tal assunto pode ser encontrado em duas gramáticas consagradas: na do Celso Cunha & Lindley Cintra e na do José C. Azeredo). Ainda não sabe o que é isso? Cuidado, pois pode cair na sua próxima prova, uma vez que virou modinha a banca trabalhar isso.
Leia a questão abaixo despretensiosamente:
FGV – SMF (PREF. NITERÓI/RJ) – CONTADOR – 2015
– Há uma série de adjetivos em língua portuguesa, chamados adjetivos de relação, que se caracterizam, entre outras marcas, por não poderem receber variação de grau. O adjetivo abaixo que está nesse caso é:
(A) economia mundial;
(B) longo ciclo;
(C) expansão acelerada;
(D) nova paisagem;
(E) baixas taxas.
(B) longo ciclo;
(C) expansão acelerada;
(D) nova paisagem;
(E) baixas taxas.
E aí, entendeu alguma coisa? Não?! Calma…
Por definição, um adjetivo de relação é aquele que a) tem valor semântico objetivo, ou seja, não expressa subjetividade ou ponto de vista; b) é derivado por sufixação de um substantivo; c) vem colocado após o substantivo; d) não varia em grau superlativo, ou seja, não pode ser intensificado. Para a FGV, o que mais costuma pesar em questões assim é a sua capacidade de interpretar se um adjetivo tem valor semântico objetivo (adjetivo de relação/classificador) ou subjetivo (adjetivo qualificador/modalizador).
Exemplos:
– vinho do Chile: vinho chileno
– energia do núcleo: energia nuclear
– roteiro de Carnaval: roteiro carnavalesco
– energia do núcleo: energia nuclear
– roteiro de Carnaval: roteiro carnavalesco
Note que não se pode (em condições normais de temperatura e pressão, ou seja, em linguagem denotativa) variá-lo em grau: “vinho muito chileno/chileníssimo”(?), “energia muito nuclear/nuclearíssima”(?), “roteiro muito carnavalesco/carnavalesquíssimo”(?).
Voltemos à questão da banca! O gabarito é a letra A, pois o adjetivo “mundial” preenche todos os requisitos dum adjetivo de relação, a saber: tem valor semântico objetivo (mundial = relativo ao mundo), não varia em grau (não cabe “muito mundial”) e é derivado por sufixação de um substantivo (mundo + al = mundial). Note que os demais adjetivos das demais opções não são adjetivos de relação, pois não preenchem os requisitos para isso.
Pronto! Agora você sabe o que é um adjetivo de relação e não vai mais errar questões disso na FGV.
😉